BNCC: Por que ela levanta tantas criticas?


A Base Nacional Comum Curricular, embora já fosse prevista em lei, foi aprovada recentemente. Tendo como ultima parte aprovada o que diz respeito ao Ensino Médio no Brasil. O objetivo da mesma é nivelar as aprendizagens dos alunos nas séries e etapas da Educação Básica, ajudando assim a ter uma “aprendizagem comum” nas escolas do país. Até aí é fácil de se compreender, mas por que ela levanta tantas criticas?

Os motivos são vários e vamos alistar só alguns aqui para inicio de discussão e para provocar os que estão querendo entrar por dentro do assunto.
Segue abaixo alguns pontos:

1 – A BNCC não norteará apenas as aprendizagens

Pois é, a Base não norteará apenas as aprendizagens, mas também será o norte para as demais politicas relacionadas a Educação como: Política de Formação de professores, política de material didático, políticas de avaliação. Ou seja, todas as politicas educacionais sofreram muitos impactos com a implementação da Base, sobre tudo as políticas de avaliação, pois agora se tem de uma forma mais sólida os conteúdos que devem ser medido pelas mesmas, definindo assim o padrão de “qualidade” ao qual é definido pelo documento.
Isso nos leva a pensar em muitas coisas, como por exemplo, se o governo irá realmente suprir as necessidades das instituições para alcançar os objetivos de aprendizagem, ou apenas irá forçar nas avaliações, exigindo um resultado por hora impossível para muitas instituições que estão em situação precária, isso não melhoraria em nada o ensino, pelo contrario causaria muito mais dano a Educação do país.

2 – A BNCC entra dentro do significado de Currículo

A Base é uma política de Currículo, assim sendo ela se alinha a um padrão de sociedade ao qual se deseja alcançar. Mas qual a sociedade que os pensadores da Base querem? É uma ótima pergunta não é? Nem precisa discorrer muito sobre o assunto, cada um consegue chegar as suas conclusões.

3 – A BNCC não consegue abranger todas as aprendizagens

Ao definir conteúdos conceituais e não entrar nas demais aprendizagens que o indivíduo precisa saber para viver em sociedade, a BNCC tende a cobrar muito mais que a escola produza alunos com capacidades limitadas, que podem ser simplesmente medidas em exames e testas. Porém esses não conseguirão transpor atitudes, valores, pois a escola e o sistema educacional supervalorizou o conteudismo.

4 – A BNCC Super valoriza determinados conhecimentos

A escola tem como ranço histórico a supervalorização de determinados campos do conhecimento, como a matemática e a ciência, mas pouco deu espaço para as artes, para a linguagem, a historia e a cultura. Isso ainda acontece e esta exposto nos sistemas de avaliação nacional, basta perguntar: o que é cobrado na prova brasil? (português e matemática) e isso é o que mede o nível da educação do país. Você pode dizer que a BNCC define o que se deve ensinar nessas áreas também, porém não dá espaço para os conteúdos tidos como locais e flexíveis, como a arte e a história local, porque o numero de aprendizagens que o alunos precisa desenvolver é tão grande e tão exigente nas áreas abrangidas pela Base que fica quase impossível se trabalhar outros temas, (0s 40% que a base define como flexível a realidade da escola) e tendo avaliações que vão cobrar apenas o que a BNCC exige, fica fácil saber qual é a escolha que as escolas irão tomar na hora de fazer seus planejamentos.

5 – Ela não consegue entrar dentro do cotidiano real das escolas.

Esse quinto nem precisa se estender, porque o item anterior já deu conta de explicar, mas vale destacar a precariedade das escolas, muitas não oferecem nem a merenda escolar com regularidade. Muitas vezes o aluno tem que se deparar com a dura decisão de estudar ou comer. Definir uma Base Nacional Comum em um país com tantos problemas é bem mais difícil do que se pensa.


Sei que você educador tem muitas histórias de lutas reais de suas salas de aula, e isso ressalta necessidade de se investir muito mais em educação, caso contrário a BNCC será apenas mais um documento impossível de ser seguido.

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