A Base Nacional
Comum Curricular, embora já fosse prevista em lei, foi aprovada
recentemente. Tendo como ultima parte aprovada o que diz respeito ao
Ensino Médio no Brasil. O objetivo da mesma é nivelar as
aprendizagens dos alunos nas séries e etapas da Educação Básica,
ajudando assim a ter uma “aprendizagem comum” nas escolas do
país. Até aí é fácil de se compreender, mas por que ela levanta
tantas criticas?
Os motivos são
vários e vamos alistar só alguns aqui para inicio de discussão e
para provocar os que estão querendo entrar por dentro do assunto.
Segue abaixo alguns
pontos:
1 – A BNCC não
norteará apenas as aprendizagens
Pois é, a Base não
norteará apenas as aprendizagens, mas também será o norte para as
demais politicas relacionadas a Educação como: Política de
Formação de professores, política de material didático, políticas
de avaliação. Ou seja, todas as politicas educacionais sofreram
muitos impactos com a implementação da Base, sobre tudo as
políticas de avaliação, pois agora se tem de uma forma mais sólida
os conteúdos que devem ser medido pelas mesmas, definindo assim o
padrão de “qualidade” ao qual é definido pelo documento.
Isso nos leva a
pensar em muitas coisas, como por exemplo, se o governo irá
realmente suprir as necessidades das instituições para alcançar os
objetivos de aprendizagem, ou apenas irá forçar nas avaliações,
exigindo um resultado por hora impossível para muitas instituições
que estão em situação precária, isso não melhoraria em nada o
ensino, pelo contrario causaria muito mais dano a Educação do país.
2 – A BNCC entra
dentro do significado de Currículo
A Base é uma
política de Currículo, assim sendo ela se alinha a um padrão de
sociedade ao qual se deseja alcançar. Mas qual a sociedade que os
pensadores da Base querem? É uma ótima pergunta não é? Nem
precisa discorrer muito sobre o assunto, cada um consegue chegar as
suas conclusões.
3 – A BNCC não
consegue abranger todas as aprendizagens
Ao definir conteúdos
conceituais e não entrar nas demais aprendizagens que o indivíduo
precisa saber para viver em sociedade, a BNCC tende a cobrar muito
mais que a escola produza alunos com capacidades limitadas, que podem
ser simplesmente medidas em exames e testas. Porém esses não
conseguirão transpor atitudes, valores, pois a escola e o sistema
educacional supervalorizou o conteudismo.
4 – A BNCC Super
valoriza determinados conhecimentos
A escola tem como
ranço histórico a supervalorização de determinados campos do
conhecimento, como a matemática e a ciência, mas pouco deu espaço
para as artes, para a linguagem, a historia e a cultura. Isso ainda
acontece e esta exposto nos sistemas de avaliação nacional, basta
perguntar: o que é cobrado na prova brasil? (português e
matemática) e isso é o que mede o nível da educação do país.
Você pode dizer que a BNCC define o que se deve ensinar nessas áreas
também, porém não dá espaço para os conteúdos tidos como locais
e flexíveis, como a arte e a história local, porque o numero de
aprendizagens que o alunos precisa desenvolver é tão grande e tão
exigente nas áreas abrangidas pela Base que fica quase impossível
se trabalhar outros temas, (0s 40% que a base define como flexível a
realidade da escola) e tendo avaliações que vão cobrar apenas o
que a BNCC exige, fica fácil saber qual é a escolha que as escolas
irão tomar na hora de fazer seus planejamentos.
5 – Ela não
consegue entrar dentro do cotidiano real das escolas.
Esse quinto nem
precisa se estender, porque o item anterior já deu conta de
explicar, mas vale destacar a precariedade das escolas, muitas não
oferecem nem a merenda escolar com regularidade. Muitas vezes o aluno
tem que se deparar com a dura decisão de estudar ou comer. Definir
uma Base Nacional Comum em um país com tantos problemas é bem mais
difícil do que se pensa.
Sei que você
educador tem muitas histórias de lutas reais de suas salas de aula,
e isso ressalta necessidade de se investir muito mais em educação,
caso contrário a BNCC será apenas mais um documento impossível de
ser seguido.
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