A
aprendizagem é um tema em bastante discussão, no âmbito
educacional principalmente, pois sem aprendizagem não faz sentido
uma escola, um professor, um lugar para o ensino. O próprio ensino
só ocorre quando há aprendizagem. É pensando nisso que esse
pequeno resumo discorre sobre quatro condições essenciais para que
a aprendizagem ocorra. Esse texto está baseado no capitulo 1 do
livro Psicologia e Educação: O significado de aprender. Organizado
por Jorge La Rosa (2003)
CONDIÇÕES
FÍSICAS
A
primeira condição para que a aprendizagem ocorra é a condição
física, a mesma passa por uma fase chamada maturação. É
necessário se ter maturação para realizar determinada
aprendizagem, embora o termo maturação seja usado aqui para
descrever o desenvolvimento físico, ele também se refere ao
desenvolvimento emocional e psicológico. E como cada indivíduo
amadurece ao seu tempo, e ao seu ritmo de desenvolvimento, é
impossível impor algumas aprendizagens que estão para além de sua
maturação. Isso poria em cheque até mesmo a questão da seriação.
Como nivelar alunos por idade e série se a maturação de tais
indivíduos independe da idade que eles tem?
Algo
relevante na questão física é que a aprendizagem também passa
pelos órgãos dos sentidos, assim desenvolver
tais sentidos torna-se algo essencial no caminho para a aprendizagem.
Neste
contexto a seguinte citação destaca:
“Condições
de funcionamento do organismo em geral são bastante importantes nos
episódios de aprendizagem, tendo em vista que condições
disfuncionais podem influir negativamente ou até bloquear as
aprendizagens, incluindo doenças, estresse, más condições físicas
e até mesmo o uso de substancias químicas que alteram o nível de
consciência, percepção ou pensamentos.” (p.33)
CONDIÇÕES
PSICOLÓGICAS
Motivação
é a palavra que define essa condição, o estudante precisa se
sentir motivado a buscar alcançar determinados resultados. Cabe ao
professor elaborar atividades e estrategias que motivem o estudante a
alcançar determinado fim. Liane
Zanela afirma que existem dois tipos de motivação a Intrínseca e a
extrínseca, seda a primeira aquela liga a motivações pessoais
como: quero aprender sobre algo porque gosto do assunto. A extrínseca
é motivada por externos, como: quero aprender algo para mostrar para
meus colegas. Ambas são comuns a vida do ser humanos.
É
importante aqui dizer que definir metas longas podem causar o
desestimulo, enquanto metas mais curtas de se alcançar podem motivar
mais os alunos no processo de ensino. Ainda dentro do contexto
emocional entra as condições do sistema nervoso, suas vivencias e
etc.
CONDIÇÕES
AMBIENTAIS
Estas
referem a estrutura física da sala de aula, condições de
iluminação, lugar arejado e mais aconchegante torna a aprendizagem
mais propicia.
CONDIÇÕES
SOCIAIS
As
condições sociais ao qual destacamos neste tópico pode ser
substituido muito bem por condições de cooperação, distanciado-se
um pouco das condições de competição pessoa x pessoa, a
competição pode sim ser utilizada como forma de motivação na
aprendizagem, mas de forma moderada, sem gerar conflitos
desconfortantes entre os indivíduos. Porém a melhor forma de se
trabalhar destacada é a cooperação, trabalho em grupo, com intuito
de colaborar com o interesse coletivo e envolvendo o maior numero
possível de pessoas, visando desenvolver um melhor bem estar social
entre os mesmos.
Não
é fácil desenvolver atividades desse tipo, mas sempre procurar
desenvolver formas de cooperação podem ser um bom começo para
melhorar as condições de aprendizagem em um ambiente educacional.
Afinal, não é fácil aprender quando se tem que superar outro
alguém que você não vai com a cara, não é?
REFENCIA
LIANE, Zanella. Aprendizagem uma introdução. in. LA
ROSA, Jorge de. (org) Psicologia e educação: o sginificado de
aprender. 7ed. Porto Alegre: EDIPUCRS., 2003. p.15-38
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