O
relato que trago é de uma atividade realizada hoje com duas turmas
de uma escola no município de Bananeiras – PB. Propondo-se a
trabalhar os procedimentos básicos que um usuário deve ter ao
manusear um computador, tais como: mover o mouse, utilizar o teclado,
ler as informações etc. Coisas que são naturais no dia a dia de
quem trabalha com o computador ou usa para outros fins. Além dos
fins de uso tecnológico ainda havia como objetivo trabalhar a
alfabetização, ensinando e treinando as letras junto como o próprio
habito de usar as teclas do computador.
RECURSOS
UTILIZADOS
Utilizamos
na atividade os Computadores do laboratório de informática da
escola, os mesmos ainda não possuem o acesso a internet. (A escola
ainda não tem acesso)
O
jogo utilizado na sequencia foi o
AlfaJOGO 1.1, desenvolvido em
python e disponível para download aqui no blog.
A
ATIVIDADE
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Suas tentativas |
Como
é o objetivo do jogo ensinar os primeiros procedimentos e ao mesmo
tempo também ensinar as letras. A atividade girou em torno disso, em
um primeiro momento tive que explicar o que cada hardware de entrada
faria, a função do mouse, a função do teclado etc. Esse primeiro
momento parecia que ia ser rápido mas adquirir a coordenação
motora no movimento do mouse e do clicar não foi tão rápido, mas a
repetição do movimento, do teclar das letras, e do clique para
verificar se a letra está correta, no primeiro módulo do jogo.
Possibilitou que os mesmo aos poucos fossem conseguindo desenvolver
isso. E em cada conquista uma espécie de fascínio nascia nos olhos
de cada criança.
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Treinando as letras |
Essa
atração que nascia fez com que os mesmos não percebessem que
estavam na verdade estudando aqueles conteúdos da sala de aula, só
que de forma diferente. No segundo momento já era possível utilizar
o módulo 3 do jogo, onde eles poderiam escrever palavras que iam
sendo ditadas por mim. A escrita da palavra e a possibilidade de quem
conseguir desenvolver mais rápido poder ajudar o que ainda não
estava conseguindo dava inúmeros pontos positivo a este processo de
ensino aprendizagem.
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Registro do nome |
No
final da atividade, foi sem dúvida o momento mais difícil (pelo
menos pra mim) pois as crianças não deixar seus computadores e
voltar para o outro espaço. O dia foi muito gratificante e já foi
possível perceber como é possível unir alfabetização e
alfabetização digital. E como isso é prazeroso para as crianças.
COMENTÁRIO
FINAL
Deixo
como ultimo cometário o incentivo a cada docente buscar trabalhar
essas novas tecnologias, que estão muito presentes no cotidiano de
todos nós. Em todos os lugares e nos mais diferentes ramos o
computador está presente enquanto ferramento, inclusive na educação,
basta agora aproximar isso do processo de ensino aprendizagem. Deixo
aqui o pequeno relato da minha atividade que me deixou muito feliz
com os poucos resultados, mas motivado a desenvolver mais.
VEJA
OS DETALHES DO JOGO UTILIZADO
Se não conseguir baixar o jogo entre em contato por e-mail educadoresnolinux@gmail.com
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