Alfabetização e Alfabetização Digital: Uma realidade possível


O relato que trago é de uma atividade realizada hoje com duas turmas de uma escola no município de Bananeiras – PB. Propondo-se a trabalhar os procedimentos básicos que um usuário deve ter ao manusear um computador, tais como: mover o mouse, utilizar o teclado, ler as informações etc. Coisas que são naturais no dia a dia de quem trabalha com o computador ou usa para outros fins. Além dos fins de uso tecnológico ainda havia como objetivo trabalhar a alfabetização, ensinando e treinando as letras junto como o próprio habito de usar as teclas do computador.


RECURSOS UTILIZADOS

Utilizamos na atividade os Computadores do laboratório de informática da escola, os mesmos ainda não possuem o acesso a internet. (A escola ainda não tem acesso)
O jogo utilizado na sequencia foi o AlfaJOGO 1.1, desenvolvido em python e disponível para download aqui no blog.

A ATIVIDADE

Suas tentativas
Como é o objetivo do jogo ensinar os primeiros procedimentos e ao mesmo tempo também ensinar as letras. A atividade girou em torno disso, em um primeiro momento tive que explicar o que cada hardware de entrada faria, a função do mouse, a função do teclado etc. Esse primeiro momento parecia que ia ser rápido mas adquirir a coordenação motora no movimento do mouse e do clicar não foi tão rápido, mas a repetição do movimento, do teclar das letras, e do clique para verificar se a letra está correta, no primeiro módulo do jogo. Possibilitou que os mesmo aos poucos fossem conseguindo desenvolver isso. E em cada conquista uma espécie de fascínio nascia nos olhos de cada criança.
Treinando as letras
Essa atração que nascia fez com que os mesmos não percebessem que estavam na verdade estudando aqueles conteúdos da sala de aula, só que de forma diferente. No segundo momento já era possível utilizar o módulo 3 do jogo, onde eles poderiam escrever palavras que iam sendo ditadas por mim. A escrita da palavra e a possibilidade de quem conseguir desenvolver mais rápido poder ajudar o que ainda não estava conseguindo dava inúmeros pontos positivo a este processo de ensino aprendizagem.
Registro do nome
No final da atividade, foi sem dúvida o momento mais difícil (pelo menos pra mim) pois as crianças não deixar seus computadores e voltar para o outro espaço. O dia foi muito gratificante e já foi possível perceber como é possível unir alfabetização e alfabetização digital. E como isso é prazeroso para as crianças.

COMENTÁRIO FINAL

Deixo como ultimo cometário o incentivo a cada docente buscar trabalhar essas novas tecnologias, que estão muito presentes no cotidiano de todos nós. Em todos os lugares e nos mais diferentes ramos o computador está presente enquanto ferramento, inclusive na educação, basta agora aproximar isso do processo de ensino aprendizagem. Deixo aqui o pequeno relato da minha atividade que me deixou muito feliz com os poucos resultados, mas motivado a desenvolver mais.

VEJA OS DETALHES DO JOGO UTILIZADO

Se não conseguir baixar o jogo entre em contato por e-mail educadoresnolinux@gmail.com

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