Linux nas escolas: Caderno de registros

É interessante falar sobre o tema Linux nas escolas, especialmente escolas publicas. Recentemente me deparei com um laboratório novinho em folha, em uma escola publica que visitei, não me contive e fui logo iniciar um dos computadores, que tinham uma configuração muito boa, 1 Tb de HD, memórias RAM de 8Gb e com processadores ótimo desempenho. Ao iniciar o mesmo algo logo me chamou a atenção, um sistema Windows 10 sendo inicializado, e eu pensando comigo, “quais programas vem aí que podem auxiliar os professor dessa escola?”
Bom, como eu esperava, o sistema veio limpo, com os programas padrão do sistema da Microsoft, um navegador Edge, e uma Suíte Office 2016 da sem licença, que não dava para editar absolutamente nada! Fiquei pensando em como iniciar um trabalho ali, as maquinas estavam naquele lugar como que caído de paraquedas e sem nenhuma instrução de como utilizar. Pior de tudo, não havia nem internet na instituição para que pudessem ao menos baixar algo.
Sem stress inicializei um pendrive com o Ubuntu que sempre levo no bolso, mostrei a uma das professoras as oportunidades que um sistema Linux fornece, de cara fui mostrando o LibreOffice, editando os textos sem licença alguma, programas que vem por padrão e a distribuição dos aplicativos de maneiras muito mais fáceis. E logo fui perguntado pela mesma, “O município teria que gastar algo por esse sistema?” a pergunta veio acompanhada de uma surpresa quando disse que era 100% livre, e que sairia muito mais em conta usar Linux, outras surpresas apresentadas foi a facilidade pra se instalar aplicativos utilizando apenas o Ubuntu Software.
Em uma simples conversa se desmitificou grandes lendas 1) Linux é complicado, 2)É difícil para o professor, 3) Não é viável para o município, 4)Não é útil para a escola. A minha felicidade foi ouvir da professora que gostaria de ter no seu computador pessoal o Linux, porém como nem tudo é fácil assim, eu terei que esperar um tempo pra poder instalar nos novos computadores da escola, um tempo que poderá ser adiantado se todos entenderam os benefícios de um sistema Livre e que não gerará gastos maiores ao município.
Me desejem sorte! Ótimas atividades serão desenvolvidas com as crianças alcançadas pela instituição.


Comentários